Tudo que você precisa saber sobre Golden Circle


A turma que está por dentro do cenário empreendedor provavelmente já ouviu falar no Golden Circle. E também no Simon Sinek, que é o grande pregador da ideia. Hoje vou explicar porque ele tão importante para a sua empresa e, principalmente, para sua estratégia de marketing.

Em poucas palavras o golden circle é uma das estratégias de estruturação de negócios. Com ele você consegue achar o propósito da sua marca existir e de fazer o que ela faz. É uma forma de ajudar não só os sócios envolvidos no projeto a terem uma ideia clara do empreendimento, como uma maneira simples de gerar um bom input para a comunicação.

Ele trabalha basicamente com três perguntas básicas: why (por que), How (Como) e what (o que). Você pode imaginá-las como - atenção - um círculo. Igualzinho ao da imagem abaixo.

Para usá-lo devemos partir do centro traçando uma linha para o lado de fora. A partir daí começamos a responder as perguntas:

Why (Por que)

Aqui é onde você vai responder ao mais essencial. Por que a sua empresa existe? Qual o propósito? Essa etapa vai guiar todas as outras respostas. Lembre-se: o "por que" é diferente do "o que". É muito comum haver confusão entre ambos. Afinal, todo mundo sabe o que a empresa faz, afinal ele sempre produz um bem ou um serviço.

Simon Sinek, em seu vídeo (link no final da postagem), usa o exemplo da Apple. Segundo ele, o "why" da empresa é desafiar o status quo. Saindo desse exemplo, podemos pegar o da própria Vintepoucos: mudar a forma como o mercado encara marketing digital (#jaba). Se o seu why não for apaixonante para você não será para o seu consumidor. Por isso você precisa tê-lo bem claro.

How (Como)

Nessa etapa saímos um pouco mais do mundo das ideias e partimos para uma parte mais prática. Qual é o seu caminho para botar em prática o seu "por que"? Novamente, ele cita a Apple: seu "como" seria algo como "fazer produtos muito bem projetados." Note que ainda não foi especificado o produto. Ele fala apenas no processo de produção, na aplicação do "por que".

What (O que)

E finalmente chegamos ao "o que". Aqui também é prático. É o que seu público vê. O material final de tudo que você pensou. Seja um serviço ou um produto. Novamente, na Apple seriam seus computadores, celulares e aparelhos de mp3. E claro, seu por que precisa estar aqui, o consumidor precisa perceber no seu produto a sua proposta de valor.

O legal dessa estratégia é o fato de poder ser usada para diferentes fins. Seja para a criação da sua marca, seja para sua comunicação ou alguma campanha específica ou até para sua vida pessoal. Experimente analisar marcas e enumerar seus propósitos, como executam e o que produzem.

Para saber mais ainda sobre o Golden Circle, assista a palestra do Simon Sinek explicando em detalhes o funcionamento do Golden Circle e mais algumas aplicações:

#goldencircle #simonsinek #tedgoldencircle #why #youdoit

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Vimeo Social Icon