Como viralizar uma campanha

04/04/2018

 

"Vamos fazer uma campanha bem jovem, muitos memes, piadinhas, tem que viralizar, galera!" - Profissional de Publicidade Genérico, 2018

 

A fórmula secreta para uma campanha ou uma peça tornarem-se virais deve ser o sonho de princesa de todo profissional de comunicação. Pergunte aí para o seu amigo que trabalha em agência se por acaso ele já trabalhou numa campanha que "tinha que viralizar". Ou até que o próprio cliente pediu isso. 

 

O que a maioria das pessoas não entende é que pedir para uma campanha ser viral é como pedir para a grama que ela seja mais verde: não está muito no controle dela. Mas vamos tentar entender aqui: o que faz uma campanha ser viral? O que é uma campanha viral? Vamos começar do começo.

 

Uma campanha pode ser considerada viral quando temos todo mundo falando dela e, como já falamos em textos anteriores, remixando a mensagem original, transformando-a em meme e até usando bordões da mesma no vocabulário popular. Eu apostaria com você que alguma vez já fez ou já ouviu alguém brincando com a seguinte frase: "Supermarket é ó [bate com a mão três vezes] preço!": 

 

 

Essa pequena peça é um bom exemplo, inclusive. Ao dar de cara com o vídeo pela primeira vez parece apenas um comercial de baixo orçamento. Mas existem duas coisas essenciais para cair no gosto popular: uma personagem carismática e um bordão acompanhado de um gesto engraçadinho (mesmo que ele não faça muito sentido, a princípio). E já fazem 5 anos que eles são ó: preço. E você não consegue mais pensar em Supermarket sem fazer a associação.

 

Do outro lado temos a propaganda dos pôneis malditos, que declaradamente tentava emplacar um sucesso popular. Aliás, você consegue lembrar de qual marca era a campanha? Não? Mas lembra da música, né? Eu vou dar uma facilitada e colocar o vídeo da versão online aqui embaixo:

 

Ao final da peça, o pônei pedia para que o vídeo fosse compartilhado em uma tentativa pouco orgânica de ganhar força popular. Acertaram na musiquinha mas falharam no engajamento.

 

A questão é: não adianta insistir e apelar ao público para que ele torne sua campanha em algo viral. A mensagem não deve ser explícita, seu conteúdo deve ser bom o suficiente para passar adiante, seja com uso de bordões, personagens carismáticos ou mensagens emocionalmente apelativas. Ela precisa ter um objetivo claro e uma linguagem acessível, já que quanto mais gente puder entender o que você diz, mais fácil a mensagem passa adiante. Seja para comercial de TV, internet, texto, postagem no Instagram, a regra que vivemos falando em outras postagens continua valendo: o conteúdo é rei.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Por que estamos pagando por streaming?

May 11, 2018

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Vimeo Social Icon
Copyright © 2015 Vintepoucos