O fenômeno da segunda tela


Você já ouviu falar em segunda tela? Caso nunca tenha ouvido essa expressão, posso te dizer que há uma grande chance de estar lendo esse texto na segunda tela. Sim, estamos falando exatamente do celular. Ou melhor, da forma como consumimos conteúdo pelo celular.

Hoje, o modo como o celular está presente no nosso dia-a-dia mudou completamente a forma como interagimos com tudo. Mas há uma indústria que sofreu - positivamente - mais do que todas as outras: a do entretenimento. Quer um exemplo? Tente lembrar a última vez que você assistiu a um programa de televisão. Para facilitar, vamos deixar mais real: a última vez que você assistiu ao Master Chef. Eu apostaria dinheiro que quando o fez estava com o celular na mão. Provavelmente no Twitter ou no Instagram.

Inclusive, o Master Chef é um ótimo exemplo para falarmos do fenômeno da segunda tela. Em sua última temporada no ano passado, o programa liderou o número de menções no Twitter: foram 94.000 tweets e 14 milhões de impressões.

Segundo um estudo realizado com jovens de 18 a 34 anos pelas empresas SmithGeiger e Net2TV, 76% dos entrevistados assistem TV juntamente com uma segunda tela. Desse número, 54% disseram que navegam no celular enquanto assistem a um programa.

Esses dados nos mostram que é necessário pensar em novas narrativas quando falamos de TV. O celular não deve ser enxergado como um potencial competidor pela atenção do usuário, mas sim como um complemento da sua narrativa. E quando falo em conteúdo complementar, não digo apenas para atirar uma hashtag e esperar o povo interagir. A narrativa pode (e deve) ir além da tela. A comunicação deve ser mais integrada. E vale de tudo: a história que continua no Youtube, um perfil de Instagram para os personagens da trama, a página dos estabelecimentos da trama ou qualquer outra coisa nesse sentido.

Estamos em uma época na qual não produzir transmídia é praticamente um sacrilégio, principalmente com as segundas, terceiras e quartas telas espalhadas por aí.

#segundatela #mobile #comunicação #socialmedia #redessociais

Posts Em Destaque
Posts Recentes