3 Erros comuns das marcas nas redes sociais

28/02/2018

Vamos ser sinceros, as mídias digitais são um terreno completamente caótico, com muita gente falando ao mesmo tempo. Quase uma anarquia. Se for olhar o Twitter então, aquilo ali deixa qualquer iniciante em social media de cabelo em pé. E toda essa euforia e caos das mídias leva muita gente a tocar as redes da forma que der na telha. Isso pode deixar você e sua marca em apuros. Por isso separamos os 3 erros mais comuns ao lidar com redes sociais.

 

1 - Não planejar suas mídias

O primeiro passo para ter sucesso nas redes sociais é planejamento. Isso é crucial para ter uma estratégia de impacto. E não é muito difícil. E nem precisa entender de Excel ou fazer planilha (embora isso vá te ajudar bastante). Pegue um papel e anote todos os meses e dias de postagem da sua marca (e não precisa postar diariamente, mas poste nos dias que vão gerar os melhores resultados). Anote temas que vão guiar o seu mês. Vou dar um exemplo caso você trabalhe com venda de frutas:

 

Março - Tema: Bananas

Semana 1

Sexta feira (02/3) - Como diferenciar os tipos de banana no mercado

Semana 2

Segunda feira (05/3) - Melhores receitas de doces com bananas

Quarta feira (07/3) - Vantagens da banana para a sua dieta

Sexta feira (09/3) - 5 ideias de como reutilizar cascas de banana

 

Deu pra entender mais ou menos a ideia, né? A partir daí você vai desenhando todos os dias de postagem até o final do ano. E caso utilize mais de uma rede social é uma forma de manter unidade entre as duas frentes de comunicação. Ah, e jamais se esqueça das datas comemorativas, elas geram muito acesso se souber utilizá-las.

 

2 - Só falar sobre si mesmo

Já falamos em outro texto (link aqui), sobre o dano que falar só sobre seus serviços ou sua marca o tempo todo pode ter na sua audiência. É aquela coisa, ninguém gosta do amigo chato que só fala sobre si mesmo na roda de conversa. Para ter o público junto de você é necessário construir valor, criando conteúdo relevante, exclusivo e que vá ficar na cabeça do consumidor. Pense no universo da sua marca e tudo que o abrange. Faça uma nuvem de palavras relacionadas, monte uma rede de hashtags. Você vai acabar se surpreendendo com a quantidade de assunto que está relacionado com a sua marca.

 

3 - Ter perfis em todas as redes sociais

Esse é um clássico. Você olha pra concorrência e vê que ela está em todo lugar: Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, Twitter, Google Plus (alguém usa isso?). Mas já parou para pensar se o que é bom para todo mundo também é bom pra você? Ao imitar a estratégia dos outros sua marca está apenas ajudando a impulsionar a da concorrência. Você precisa achar sua própria voz. Monte uma persona (já falamos disso aqui), escaneie seu público-alvo. Agora olhe para o seu estudo e se pergunte "onde está meu público?". É ali que sua marca precisa marcar presença também. Não adianta nada investir esforço de comunicação no Youtube se a maior parte da sua audiência está no Instagram, por exemplo. E lembre-se: seja prático. E com isso eu quero dizer: o que você pode fazer com o menor esforço e menor investimento que terá o máximo de impacto? Abrace isso com toda força e economize uns trocados. Ainda mais se estiver na fase inicial de seu negócio.

 

Agora que você tem todas as armas, coloque a mão na massa e comece a experimentar formatos e linguagem para adaptar seu conteúdo de forma a conversar da melhor maneira possível com a sua audiência.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Por que estamos pagando por streaming?

May 11, 2018

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Vimeo Social Icon
Copyright © 2015 Vintepoucos