Por que é importante criar uma persona para a sua marca


O trabalho do social media é muito parecido com o de um medium. Ele precisa pegar a marca e vestí-la, como se estivesse interpretando um personagem. Mas não é tão simples quanto parece. Existem perguntas que devem ser respondidas antes de você encarnar esse personagem e falar com o público. Então hoje, irei explicar o que é uma persona e a importância de você criar uma para conseguir se conectar com o seu público.

Mas calma lá: o que é uma persona? Basicamente é uma personificação do seu público-alvo. Imagina que você somou o comportamento de todo mundo que você busca atingir e tirou uma média. Pronto, você tem a persona: uma generalização de tudo o que o seu público-alvo significa.

Para descobrir como você deve montar esse personagem é importante entender o seu público: Qual a média de idade dele? Mais homens ou mais mulheres? Qual a renda média dele? São várias questões que podem traçar a personalidade média daqueles que te acompanham.

Com tudo isso em mãos, você pode começar a descrever seu personagem. Imagine que está escrevendo um perfil de uma pessoa. Por exemplo, vamos tentar montar um para uma marca de produtos fitness. Daremos a ele o simpático nome de Jorge:

"Jorge é um homem, solteiro, de 27 anos e mora na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele é o que podemos chamar de um jovem adulto. Seu dia em geral começa bem cedo, já que ele gosta de correr na praia antes de fazer qualquer coisa. Mas antes, ele não abre mão de fazer um café da manhã leve para não atrapalhar sua rotina de exercícios matinais."

Deu para ter uma ideia né? A partir daí você tenta pensar todo o dia desse personagem, narrando comportamentos, círculo social, hobbies, medos e desejos. É como criar uma pessoa, ela precisa ser completa. E quanto mais detalhes você fornece sobre a sua persona, mais precisa pode ser a comunicação da sua marca.

Por exemplo, imagine que você tem uma equipe gigante e super completa de mídias sociais: tem gente pra Facebook, outro pra Twitter e um estagiário para Instagram. Todos eles precisam falar da mesma forma, correto? Se você tiver a persona bem detalhada pode sempre se perguntar: "minha persona falaria isso?". Com esses passos é possível unificar toda a sua comunicação e criar uma narrativa ainda mais engajante para sua marca.

#marketing #persona #marketingdigital #instagram #twitter #facebook

Posts Em Destaque
Posts Recentes