4 erros comuns ao produzir vídeos


A internet é um dos melhores lugares para produção audiovisual. Lá o seu vídeo ganha milhares de possibilidades de veiculação, o tipo de material prende o espectador e permite um contato mais próximo com a sua audiência. São muitos os benefícios. E justamente por isso temos uma multidão de pessoas produzindo para a rede mundial de computadores. E para competir é bom fazer direito. Listei aqui os erros mais comuns dos entusiastas do audiovisual.

1 - Não fazer roteiro

"Ah, a gente liga a câmera e vai fazendo". Se eu ganhasse um real a cada vez que já ouvi essa pérola hoje eu seria um senhor de terras. Um filme, seja ele um vídeo para vlog ou uma peça institucional SEMPRE precisa contar com um bom planejamento. E o roteiro é o resumo de tudo que você pensou. É nele que toda a sua ideia toma vida. Se o processo de produção de um vídeo fosse um corpo, o roteiro seria o coração dele. Na verdade, a filmagem é uma das últimas etapas do processo. É lá onde tudo que planejamos precisa funcionar, e quanto mais temos nossas ideias bem escritas e desenvolvidas, melhor para a sua equipe (ou apenas você) executar. Um vídeo sem roteiro pode ser o alerta vermelho para os problemas que virão, afinal, no papel já é possível observar futuras complicações da gravação.

2 - Botar áudio em segundo plano

Quando estamos começando a nos embrenhar pelo mundo dos vídeos é muito comum deixarmos de lado a captação de áudio. Pode não parecer, mas o áudio é às vezes tão ou mais importante que o próprio vídeo em si. O público até aguenta um conteúdo em baixa resolução, mas ninguém consegue suportar um áudio de baixa qualidade. Experimente gravar seu áudio separado da gravação para depois sincronizar tudo na edição. E não precisa gastar rios de dinheiro em um microfone de última geração. Para entrevistas, por exemplo, um simples celular no bolso da blusa do entrevistado já resolve uma boa parte dos problemas.

3 - "Ah, resolve na pós"

Essa daqui também é um clássico da indústria audiovisual. Em geral o "resolve na pós" é uma tradução de falta de planejamento, de roteiro, de bagunça na filmagem e aí vem todo aquele efeito dominó derrubando toda a sua produção. Quanto mais soluções você der durante a filmagem menos tempo o seu vídeo ficará na ilha de edição e mais cedo seu público terá acesso ao material final. Parece óbvio né? Porém, alguns problemas são mais rápidos de resolver durante a filmagem do que na ilha da edição. Respeitando essa lei, você não só termina o filme antes mas ganha um grande aliado na pós-produção.

4 - Se importar demais com equipamentos

Uma grande desculpa dos pequenos produtores audiovisuais é dizer que não consegue produzir por não ter a última câmera do mercado. Ou o microfone mais potente. Ou aquele equipamento de iluminação de última linha. Isso tudo é só papo. O último comercial da Apple, aquele de Carnaval, foi produzido TODO com iPhones

. E fora que começar a sua produção em casa não custa caro. Hoje, qualquer celular consegue gravar e o valor das câmeras está cada vez mais acessível. Basta ter criatividade e saber usar os recursos à sua disposição.

#audiovisual #vídeo #lista #produçãodeconteúdo

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Vimeo Social Icon