Prefeitura do Rio lança manual de boas práticas


Quando falamos de órgãos públicos em redes sociais logo imaginamos uma gestão quadrada, com linguagem sisuda e um comportamento um pouco awkward para o ambiente de social media. Ou seja, totalmente careta. Com exceção do case da Prefeitura de Curitiba. Esse aí está completamente fora da curva. Tentando modernizar a comunicação digital pública, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou esse mês o Manual de Boas Práticas e Recomendações em Mídia Digital 2018.

O bacana do material é que logo nas primeiras páginas o órgão assume que está escrevendo um documento que estará sempre em beta, uma vez que qualquer coisa escrita sobre comunicação digital pode ficar obsoleta em questão de semanas.

A linguagem jovem utilizada no documento é uma novidade na comunicação do órgão carioca. Essa é a sua tentativa de se aproximar da linguagem de quem, em geral, está responsável pela comunicação digital dos órgãos (e sejamos francos, na grande maioria das vezes é um estagiário ainda na faculdade).

Além de delimitar boas práticas para tentar padronizar a comunicação online dos órgãos públicos, o documento também sugere um comportamento ideal para o servidor público enquanto representante do estatal, assumindo que este venha a ser um embaixador da marca para a qual ele trabalha, quebrando de vez a fronteira entre pessoa pública e privada nas redes sociais.

Com a publicação, a Prefeitura do Rio assume a existência de alguns canais críticos para a comunicação da cidade com os cidadãos, como Youtube, Twitter, Facebook e até a Wikipedia, além dos meios mais tradicionais, como por exemplo, o e-mail. Sabendo da profusão de diferentes canais oficiais públicos existentes na internet, o manual prevê também condutas durante o gerenciamento de crises, elencando formas de solução e relacionamento ideal com o cidadão.

O manual de boas práticas é bom não só para servidores públicos e agências, mas também interessante aos cidadãos e profissionais de comunicação em geral. Se você também quiser dar uma olhada no documento ele está disponível no link abaixo, no site da Prefeitura do Rio:

http://bit.ly/2FqxYqt

#prefeitura #socialmedia #redessociais #twitter #facebook #instagram

Posts Em Destaque
Posts Recentes