O que as mudanças no Facebook significam para você

15/01/2018

No final da semana passada, dia 11 de janeiro, Mark Zuckerberg anunciou mais uma vez mudanças no jogo do Facebook. Segundo ele, um de seus grandes focos é garantir que "o tempo gasto no Facebook seja um tempo bem gasto." Para isso, anunciou que irá realizar mudanças em seu algoritmo de forma que o conteúdo de páginas de marcas tenha menos preferência que o conteúdo de pessoas. Ou seja, seu feed de notícias terá uma boa redução de anúncios com um aumento de posts de amigos. A rede social finalmente voltará a ser de fato social.

 

Clique aqui para ver o depoimento completo.

 

Na prática, o espaço disponível para anúncios, posts patrocinados e publicações de marcas será reduzido, o que significa dizer que o preço por impulsionamento ficará (ainda) mais caro. Continha simples de oferta/demanda.

 

Isso traz alguns questionamentos importantes para nós, produtores de conteúdo, que de certa forma vivemos do retorno em investimento de marketing, ou seja, do investimento em mídias digitais como o Facebook. Da noite para o dia patrocinar nosso conteúdo será caro. Quais as nossas possibilidades? Como podemos contornar essa situação?

 

Acho que podemos ir por um caminho mais pragmático. Pensemos então na nova balança de relevância do Facebook:

 

Propaganda entra / Alcance orgânica baixo / Alcance patrocinado caro

 

X

 

Maior alcance de posts de amigo / Menos marcas / Alcance orgânica social alto

 

Algo que a indústria publicitária já tem feito há bastante tempo é o investimento em digital influencers: sejam eles figurões do Youtube com páginas em diferentes redes sociais ou pessoas de grande destaque na grande mídia. Com as novas regras do jogo dentro do Facebook isso passa a fazer ainda mais sentido, uma vez que além das páginas de conteúdo dos mesmo, há também seus perfis sociais (mais alcance orgânico por menos custo). 

 

Esse também pode ser o momento para o investimento em branded content. Não mais insistir na propaganda de exposição do produto, o compre 2 leve 3, a promoção com código de desconto. Talvez seja a hora dos criativos investirem em mais narrativas engajantes. O que é possível produzir para o consumidor em termos de entretenimento? O que vai fazer aquele Zé olhar tua campanha e divulgar no próprio perfil?

 

O ano de 2018 será o ano das narrativas, histórias e experiências através do entretenimento. O discurso fácil será muito mais difícil de engolir e enquanto criativos vamos precisar criar histórias muito mais envolventes e - novamente - narrativas muito mais engajantes.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Por que estamos pagando por streaming?

May 11, 2018

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Vimeo Social Icon
Copyright © 2015 Vintepoucos