Já experimentou hoje?

É melhor avisar agora no início do texto que esse é um post dedicado aos videomakers. Mas se você não for, sem problemas, acompanha comigo que acho que a mensagem pode te servir de alguma forma.

O boom do mercado audiovisual trazido pela internet e leis locais de incentivo favoreceram demais todo mundo; seja você freela ou assalariado. Mas independente de onde estamos alocados na indústria precisamos sempre ter um bichinho na nossa orelha que diz: nunca deixe de experimentar. E isso nem sempre é fácil.

Volta e meia nos pegamos no meio de crises, sejam elas de criatividade, existenciais (algo como "ó, ceus, estou na profissão certa?") e até materiais ("não tenho o equipamento XYZ, vai ser impossível de produzir!"). Acredito que isso acontece um pouco por culpa de como nosso mercado funciona. Sempre nos pegamos com prazos apertados, trabalhos simultâneos e de tempos em tempos acabamos caindo na rotina e virando uma espécie de linha de montagem. Isso não é necessariamente ruim, já que se estamos atolados desse jeito é sinal que tem muito trabalho vindo (ótimo). Em compensação temos que estar sempre atentos para não virarmos máquinas de produção.

Bom, se trabalhamos no mercado criativo, por que não investimos mais vezes em - bem - criatividade? Digo, qual foi o último projeto pessoal que você fez? Qual foi a última vez que trouxe uma ideia que você nem sabia se ia funcionar para dentro de um projeto só pela experimentação?

Às vezes costumamos achar que projetos pessoais dependem de equipamento. Nesse caso temos o Cel.U.Cine para provar o contrário, um festival de curtas feitos apenas com o celular. Ou então que não temos tempo o suficiente para produzir algo pessoal. E mais uma vez teve essa galera que gravou nas pausas das filmagens para clientes para provar que é possível:

O meu ponto aqui é: sempre experimente, sempre tente fazer diferente, mesmo que seja um job que você já repetiu milhaaaaares de vezes. Temos que nos dar a oportunidade de errar e ficarmos vulneráveis para melhorar cada vez mais o nosso trabalho.

#audiovisual #video #vimeo #produção #criatividade

Posts Em Destaque
Posts Recentes