A importância das boas histórias


Todos adoramos uma ótima história. Quantas vezes não saímos de cinemas, teatros, de leituras com aquela sensação de que consumimos algo que realmente valeu a pena? O ser humano é um ótimo contador de histórias, é através delas que nos conectamos com outras pessoas. O amigo contador de histórias do grupo geralmente é o que recebe grande atenção em uma mesa de bar. E por que isso seria diferente no mundo das marcas?
Quando vamos construir uma estratégia de comunicação devemos sempre ter em mente que falamos com pessoas. Alguns profissionais do mercado adoram generalizações. É claro, elas facilitam o entendimento do público e podemos botar todo mundo em caixinhas. E aí apertamos o botão A para falar com o público A e assim sucessivamente.
Mas há um perigo em encaixotar todo o seu público: você padroniza e nivela toda a sua comunicação por baixo. E isso pode fazer você esquecer que, novamente, falamos com pessoas. E as pessoas são guiadas pelas emoções. E quanto mais você nivela e agrupa todo mundo, mais frio você fica na sua comunicação.
Vamos pegar um exemplo para deixar esse papo um pouco mais palpável: em Março desse ano a State Street Global Advisors instalou uma estátua de bronze de uma menina enfrentando o famoso touro de Wall Street:

A campanha, que ganhou o prêmio máximo no Festival de Cannes, originalmente visava chamar atenção para um fundo criado com o intuito de investir em empresas com mulheres em cargos de liderança. Porém, a ação acabou ganhando vida própria com milhares de menções no Twitter, Instagram, grande imprensa e até uma petição pública para manter a estátua ali para sempre.
Mas qual o motivo de tanta comoção? Uma boa história. A agência responsável (McCann New York) soube interpretar diferentes vozes de um enorme grupo e condensar em um símbolo poderoso. Então muitas mulheres se identificaram por diversos motivos: porque era uma menina, porque representava a força da mulher, por ser uma menina enfrentando o maior símbolo de um mercado machista e mais outras diversas razões.
E assim conseguiram conectar um grupo através de uma ação com a mensagem principal da campanha. E acertaram na mosca com simplicidade. O resultado de envolver pessoas através da emoção pode levar a sua marca a bater expectativas e gerar um engajamento enorme por um simples motivo: identificação. Todos nós buscamos símbolos para expôr nossas identidades. E quem souber acertar com a melhor história, um bom conteúdo e excelente enredo vai sair na frente de todo mundo.

#audiovisual #brandedcontent #comunicação #marketing #marketingdigital #storytelling #vídeo

Posts Em Destaque
Posts Recentes